RECOMENDACAST 

Escuto podcasts há muito tempo e meus favoritos são os focados em cinema, séries, jogos… enfim, cultura pop. Geralmente eles tem um formato bem padrãozinho: convidados e durações longas, o que acaba me frustrando porque quero ouvir sobre o conteúdo recomendado e não o bate papo entre amigos. Procurava e procurava um podcast curtinho de recomendações e que fosse direto ao ponto. E se fosse possível com umas recomendações diferenciadas, sabe, fora da bolha do mainstream Não encontrei. Então decidi eu mesma suprir essa janela escancarada.

Assim nasceu o Recomendacast, com a proposta de levar conteúdos fora do mainstream em menos de 30 minutos. E assim também nascia o dilema: qual seria a cara do Podcast?

2019

Versões anteriores

Insisti por muito tempo na ideia que o podcast precisava de uma marca, mas não é nada fácil traduzir a abrangência e as possibilidades do Recomendacast em um símbolo.

Por isso apostei na ilustração.

2020
Versão reduzida

Depois de várias tentativas frustradas, entendi que o Recomendacast não precisava necessariamente de uma marca, mas sim de uma imagem que comunicasse toda sua complexidade e abrangência num simples bater de olhos. Então desenhei essa mini-eu com braços tentáculos segurando objetos que trazem significados ao podcast: o fone de ouvido relacionado a música, o controle de videogame, o tablet para assistir séries, filmes e vídeos no Youtube, o relógio indicando os 30 minutos que compreendem o programa, o livro e o báculo da Sakura Card Captor. Esse último item foi um desafio porque queria algo que representasse os animes e mangás ao mesmo tempo remetendo algo de gosto pessoal. E como SCC marcou minha infância e é um símbolo teoricamente amplamente reconhecido, acreditei que minha mensagem seria bem transmitida.

Com o desenho capa do podcast pronto, meu próximo desafio seria reduzir essa complexidade em um símbolo de fácil aplicação em materiais de divulgação e avatares, ao mesmo tempo que estivesse conectado ao Recomendacast. Assim surgiu a “redução da marca” em forma de badge. O desafio seguinte era desenvolver a nova identidade das capas dos episódios, juntamente com os layouts das recomendações extras e carrosséis para o Instagram. O layout atual das capas e posts, por mais que eu adore e acho lindo, não conversam com a nova identidade. Tentei adaptá-lo, mas não ornou. O jeito era começar do zero again.

 Foquei principalmente em utilizar formas redondas e orgânicas casadas com os sparks que são elementos que adoro e finalmente poderia incrementar nas artes.

Capa dos episódios

Dessa vez eu queria apostar na exposição imagética do conteúdo recomendado no episódio. Nos modelos dos últimos anos, as capas só apresentavam a recomendação que eu escolhia como a principal e provável chamariz para fazer o público escutar o episódio.

Eu queria apostar na curiosidade que posters e personagens podem exercer nos ouvintes, além de não demonstrar favoritismo entre minhas recomendações.

Essa decisão traria uma complicação: precisava de layouts para se adequar a quantidade de recomendações do P. Então fiz três padrões; o para duas recomendações, o para três e outro para quatro ou mais recomendações. Essa diversificação supria minhas necessidades de divulgação e diversificava as capas, mas sem fugir da identidade.

Recomendações Extras

Esse foi o primeiro layout que montei, foi a partir dele que derivou os restantes. Abusei dos círculos e dos sparkles para criar um padrão perfeito para encaixar uma imagem e texto, mas ao mesmo tempo sem ter cara de poluição visual.

Preciso salientar que todas as artes de divulgação terão cores baseadas nas imagens que carregam, juntamente com algumas das cores padrões do logo, como o roxo e o amarelo, por exemplo.

Nesse post do Super Mario Odyssey, capturei o vermelho da imagem porque é uma cor muito presente na imagem de divulgação e que não briga com o restante. Ela tá agregando.

Recomendações Extras

Esse foi o primeiro layout que montei, foi a partir dele que derivou os restantes. Abusei dos círculos e dos sparkles para criar um padrão perfeito para encaixar uma imagem e texto, mas ao mesmo tempo sem ter cara de poluição visual.

Preciso salientar que todas as artes de divulgação terão cores baseadas nas imagens que carregam, juntamente com algumas das cores padrões do logo, como o roxo e o amarelo, por exemplo.

Nesse post do Super Mario Odyssey, capturei o vermelho da imagem porque é uma cor muito presente na imagem de divulgação e que não briga com o restante. Ela tá agregando.

Avisos

Decidi trabalhar com menos cor e mais tipografia para se destacar em meio a avalanche de imagens que são os posts de conteúdo do podcast. Então são posts onde o objetivo é avisar o ouvinte sobre conteúdos relacionados aos episódios específicos ou ao podcast de uma modo geral. Por enquanto são só com duas categorias: post agregadores de episódios, como o exemplo ao lado, e post calendário do mês.

O post agregador utiliza um visual mais clean e se conecta ao respectivo episódio dado a ligação cromática. As bordas destes posts vão ter suas cores alteradas para se associarem às cores específicas do episódio.

O post calendário permite um pouco mais de cor, mas ainda mantendo o espectro que vou utilizar nas postagens daquele mês. Este material é para informar aos ouvintes os conteúdos recomendados pelo podcast, reforçar as datas dos episódios e demais novidades e extras que vão acontecer no mês.

Trilha sonora

Além do visual, a nova identidade visual do Recomendacast veio acompanhada por uma vinheta exclusiva desenvolvida pela Sound Designer Dani Serranú.

Tocada no início dos episódios, a vinheta já apresenta toda a cara do podcast: um conteúdo explosivo em menos de 30 minutos. A referência sonora principal do trabalho foi o jogo Sayonara Wild Heart de 2019.

A Dani também compôs a trilha utilizada no bloco de encerramento, servindo como marcação que o episódio está chegando ao fim.

Houve uma grande responsabilidade em criar um produto homogêneo visualmente quanto no aspecto sonoro. E não poderia ficar mais feliz com o resultado.

E assim foi planejada a nova identidade visual do Recomendacast. A mudança está sendo trabalhada desde Outubro de 2020 e foi lançada no dia 01 de Abril de 2021.

Para conhecer mais o Recomendacast, basta acessar o site ou procurar nos principais agredadores 🙂